Líder Hotel Lixo Zero

O Líder Hotel é o primeiro hotel de Ituiutaba e região a desviar mais de 90% de seus resíduos do aterro sanitário.

O Programa Lixo Zero viabilizou a prevenção de 30% dos resíduos e o desvio de 92% do aterro sanitário, gerando a economia de mais de R$5.000,00 por ano.

 

LÍDER HOTEL ITUIUTABA

O Líder Hotel tem tradição hoteleira. Seus 36 anos de trabalho e aprendizado o fizeram hotel referência em Ituiutaba.  

No centro de Ituiutaba, o Líder Hotel está localizado próximo ao shopping Pátio Cidade, a lojas exclusivas, bancos, cafés tradicionais, sorveterias, farmácias, ou seja, o hóspede tem tudo ao alcance da sua mão.

O Líder Hotel não arca com nenhuma exigência do poder público em relação a geração dos resíduos sólidos. Assim como todos os hoteis da cidade. 

Ituiutaba ainda não tem uma lei municipal que discrimina o grande gerador do gerador domiciliar. Isso significa que, independente da quantidade de resíduos gerados pelo hotel, a coleta e a destinação ao aterro sanitário são realizados pelo serviço de limpeza urbana municipal.

DESAFIO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Independente de legislação específica para grande gerador, a responsabilidade ambiental  e a visão estratégica bateram forte na administração do Líder Hotel. 

O incômodo diante do montante de resíduo gerado e descartado indiscriminadamente já estava instalado. O desafio do Líder Hotel era aprimorar os processos de separação de resíduos aumentando os índices de reciclagem e promovendo educação ambiental aos seus colaboradores e hóspedes.

A direção do hotel tinha ainda a preocupação em oferecer uma estadia com mais valor agregado. Algo que privilegiasse a saúde pública, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente

No entanto, a reciclagem patinava e a geração de resíduos era enorme. Dessa forma, a maior parte dos resíduos era toda misturada e tinha como destino o aterro sanitário municipal.

PREOCUPAÇÃO COM OS CLIENTES

A cultura do descartável estava implantada e a direção do hotel acreditava que a retirada dos descartáveis poderia causar insatisfação aos hóspedes. 

No entanto, a consciência e a visão de negócio sustentável da direção do Líder Hotel guiaram as ações de transição. No entanto, estava claro que eles precisavam de ajuda. A Resíduo de Valor entra exatamente nessa parte da história.

LÍDER HOTEL e RESÍDUO DE VALOR 

O primeiro contato da equipe do Líder Hotel com a temática Lixo Zero / Aterro Zero foi através de uma palestra que a Resíduo de Valor realizou para a equipe do Hotel.

Nela, foram abordadas as possibilidades de mudança a partir de ações simples, que envolvesse todos os colaboradores e que servisse de treino para o “olhar atento” às questões relativas à gestão dos resíduos sólidos dentro do Hotel. 

Meses mais tarde, Luciene Silva, gerente do hotel, afirma:

“Desde o primeiro encontro me empolguei com o Lixo Zero/ Aterro Zero e com a forma que ele foi oferecido. O custo benefício era certo e não consegui mais pensar no Líder Hotel sem essas ações oferecidas pela Resíduo de Valor. ”

A SOLUÇÃO PARA OS RESÍDUOS

O Líder Hotel implantou o conceito lixo zero com o objetivo inicial de gerenciar e desviar do aterro sanitário até 50% dos resíduos gerados dentro do hotel. O trabalho começou em julho de 2018 e foi divido em três etapas:

1ª ETAPA

Na primeira etapa foi realizado um diagnóstico através do estudo gravimétrico, ou seja, a quantificação e qualificação dos resíduos gerados. Através dele foi possível conhecer os resíduos gerados e as suas quantidades.

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, 

Art 7º, inciso II – não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, itens simples foram substituídos com o objetivo de reduzir a geração de resíduos.

O Líder Hotel teve a “coragem” de substituir itens descartáveis e de uso único por produtos duráveis e seguros, os quais comprovadamente, garantem mais saúde, bem-estar e economia.

2ª ETAPA

Na segunda etapa foram realizados treinamentos com as equipes e sinalizados os locais de descarte. Implantou-se um residuário, no qual os resíduos ficam devidamente separados, organizados e limpos, identificando as destinações adequadas.

Com a aprovação, compreensão e trabalho dos colaboradores, o Líder Hotel superou o objetivo e desviou do aterro 92% dos resíduos gerados

3ª ETAPA

A terceira etapa foi utilizada para avaliar e medir os compromissos, metas e resultados. Para isso foi realizado um segundo estudo gravimétrico, comprovando que o objetivo proposto no início da consultoria foi atingido com êxito.

  • No início do Programa a geração total de resíduos era de 2,2 ton/mês e agora gira em torno de 1,5 ton/mês, caracterizando uma redução de 30% na geração dos resíduos.
  • No início do programa 2 ton/mês eram enviadas ao aterro, atualmente não ultrapassa 150 kg/mês. Isso significa um desvio do aterro sanitário de 92%.
  • Ao final do trabalho, identificamos uma economia financeira de mais de R$5.000,00 por ano.

Veja os resultados  no vídeo abaixo:

RESULTADOS DE ENGAJAMENTO E COMPROMETIMENTO

Entre tantos resultados positivos, o maior de todos foi o da padronização de processos que alimenta a esperança de que o estabelecimento possa ser multiplicador da cultura de preservação ambiental.

Os colaboradores foram entrevistados, meses após o início dos trabalhos, sobre as dificuldades e os entraves em segregar e acondicionar corretamente os resíduos. Veja:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assista abaixo reportagem realizada pela equipe do Manhã Vitoriosa, em março de 2019. 

Reportagem Manhã Vitoriosa – SBT Triângulo Mineiro – Março 2019

 

LIXO ZERO / ATERRO ZERO – ZERO WASTE

Da tradução do inglês “zero waste” que quer dizer lixo zero, desperdício zero, o conceito LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, além da redução do direcionamento destes materiais para os aterros sanitários.

O Programa Líder Hotel Lixo Zero foi desenvolvido pela Resíduo de Valor com a colaboração da Plauner Laboratório de Negócios Sociais nas artes gráficas do Programa.

RESÍDUO DE VALOR CONSULTORIA E PROJETOS

A Resíduo de Valor tem a experiência necessária para ajudar empresas e governos na transição do modelo atual de desperdício, para o modelo lixo zero/ aterro zero, tendo como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, considerando o uso de produtos duráveis, os treinamentos necessários, a adequação da infraestrutura e a pesquisa para as corretas destinações segundo o contexto do estabelecimento cliente. 

A Consultoria da RDV é uma ótima oportunidade de organização e solução do problema relacionados aos resíduos sólidos, promoção de conhecimento e engajamento da equipe em torno de um problema comum. Contrate a RDV e surpreenda-se com os resultados.

Entre em contato e faça um orçamento: [email protected] / 34. 99690 1979

 

LEIA TAMBÉM: Compostagem e reciclagem na educação infantil na cidade de Santa VitóriaZETRA dá início a Compostagem após Workshop da Resíduo de Valor

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O QUE FAZEMOS

NOSSOS SERVIÇOS

cONSULTORIA

Consultorias especializadas com retornos financeiros e publicitários.

WORKSHOPS

Workshops e Treinamentos especializados com retornos financeiros e publicitários.

PALESTRAS

Palestras especializadas com potencial retorno financeiro e publicitário.