ZETRA dá início a Compostagem após Workshop da Resíduo de Valor

O Workshop Compostagem na prática, realizado em dezembro de 2018, deu o “start” à compostagem in loco. A técnica escolhida foi a compostagem no balde a partir de cascas de frutas e borra de café.

A ZETRA

Com sede em Belo Horizonte, a Zetra é uma fintech, ou seja, uma empresa que trabalha para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, focada em soluções para o bem-estar financeiro de milhões de servidores públicos e colaboradores de empresas privadas.

Com certificação ISO 27001, padrão internacional de segurança da informação, e ainda a ISO 9001, que chancela a qualidade na entrega de seus serviços e produtos, a Zetra tem as startups SalaryFits (Portugal, Reino Unido, Itália, Espanha e Índia) e a eNomina (México) para atender ao mercado internacional.

Desafio Zetra em BH

Tudo começa no lanche da tarde oferecido aos cerca de 100 colaboradores da unidade BH.

A Zetra oferece frutas e o processo já é bonito desde aí.  Além disso, ela possui uma área verde espaçosa, com plantas de diferentes portes e uma horta que os colaboradores lançam mão e levam produtos para suas casas.

      

O incômodo dos gestores da Zetra BH era ver as cascas das frutas, matéria orgânica rica em nutrientes, sendo “jogadas foras”.

O desafio era fechar o ciclo dos resíduos orgânicos. Adubar o espaço verde visando produtividade e beleza e, desviar resíduos do aterro sanitário. Mas como a Zetra fez isso?

A solução: Resíduo de Valor

É aí que entra a RDV com o Workshop Compostagem na prática, realizado em dezembro de 2018.

O Workshop ajuda os participantes a compreenderem como os resíduos orgânicos gerados por eles podem se transformar em composto orgânico.

Os participantes do Workshop, cerca de 20 pessoas, aprenderam a confeccionar composteiras domésticas estilizadas e o processo de compostagem em si.

A RDV ofereceu três composteiras em baldes estilizados e sorteou 10 baldinhos cheios de composto orgânico. Os baldinhos estavam sinalizados com os procedimentos de separação e compostagem. Dessa forma, os colaboradores tiveram acesso ao produto final da compostagem que é o composto orgânico.

Essa atitude visa motivar os participantes a darem início ao processo como um todo, que se inicia na separação dos resíduos e que pode ser feita com os baldinhos. 

     

Rosy Araujo, conselheira da Zetra, ressalta que o composto retirado é aplicado nos jardins e horta da empresa criando um clima ainda mais agradável, de dever cumprido e de ciclo fechado.

“Era isso que estávamos procurando, algo que minimizasse nosso impacto e que nos oferecesse a possibilidade de apresentar algo novo aos nossos colaboradores, algo necessário para a vida atual.” ressalta Rosy.

                  

A prática após o Workshop Compostagem

Cascas de frutas, borra de café, alguns papeis como guardanapos e outros resíduos orgânicos crus e sem tempero são compostados atualmente. Todos esses resíduos foram desviados do aterro sanitário de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A participação de todos se tornou realidade. Quem come fruta, separa a casca e, separadas, elas são entregues à copeira responsável pelo processo de compostagem.

Os resultados são visíveis tanto na retirada dos resíduos quanto no trato da horta e jardins.

“Não tem mais mau cheiro e moscas. Os recicláveis são coletados por cooperativa, os rejeitos são secos e poucos. Além disso, nossa horta está linda e viçosa” relata Odilon Faria, analista de Treinamento da Zetra.

O que é a compostagem:

Compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos. É matéria orgânica que vira adubo. Compostar é um processo simples e transformador que qualquer pessoa pode e deve fazer. É simples e possível.

O ato de compostar evita que os resíduos orgânicos sejam enviados a aterros sanitários, nos quais ele emite gás metano durante sua decomposição, 24 vezes mais poluente que o gás carbônico.

Alguns benefícios da compostagem:

  • Produção de adubo orgânico rico em nutrientes;
  • Estímulo a uma prática alimentar orgânica e saudável
  • Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras;
  • Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas;
  • Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maioria do lixo da cidade);

Alguns benefícios da Resíduo de Valor

  • Organização, higiene e limpeza;
  • Conhecimento e Informação;
  • Geração de valor econômico – reciclagem e economia municipal
  • Geração de valor socioambiental;
  • A percepção mais clara e prática dos colaboradores em relação ao contexto e às necessidades contemporâneas comuns;
  • A partir de informação e conhecimento, a proatividade e o poder multiplicador dos seres humanos em beneficiar o ambiente em que habitam;
  • Desvio de resíduos do aterro sanitário;
  • Nutrientes para o solo;

 

Workshop in company é uma ótima oportunidade de promoção de conhecimento e engajamento da equipe em torno de um problema comum. Reforça os laços.

Contrate o Workshop Compostagem na prática – In Company e surpreenda-se com os resultados.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O QUE FAZEMOS

NOSSOS SERVIÇOS

cONSULTORIA

Consultorias especializadas com retornos financeiros e publicitários.

WORKSHOPS

Workshops e Treinamentos especializados com retornos financeiros e publicitários.

PALESTRAS

Palestras especializadas com potencial retorno financeiro e publicitário.